Com a entrada em vigor do eSocial algumas rotinas deverão ser adaptadas pelo fato da liberação dos arquivos XML de RISCO estar vinculado a ela, um exemplo disso são as elaborações de Adendos e Programas Ocupacionais com medições de ruído, vibração, químicos, muito frequentes na Construção Civil.
Alguns riscos o eSocial aceita o envio de forma qualitativa.
*Atenção, isso não elimina a necessidade de medição conforme as Normas Regulamentadoras.
Porém, alguns riscos como o ruído, não são aceitos pelo eSocial sem que seja enviada a medição QUANTITATIVA. O Seconci não pode a seu critério enviar uma medição qualquer ao eSocial, entendendo que isso é um risco, então somente quando a equipe do Seconci for até a obra fazer a medição de ruído que o arquivo XML de RISCO será liberado, se tratando de químicos, temos o prazo dado pelo fornecedor de análise de amostra de até 60 dias, então quando recebermos as análises que conseguiremos liberar um NOVO arquivo XML contendo as inclusões das informações, ou seja, haverá primeiro a liberação de um arquivo contendo o risco ruído (quando medido) e depois uma nova liberação de outro arquivo contendo os demais riscos medidos e/ou identificados.
O Seconci entende e pensou em algumas rotinas que consigamos atender o nosso setor e claro que havendo outras possibilidades com segurança nossa equipe também fará a avaliação.
Deste modo, pedimos que fique atento as notificações do SOC, pois você receberá uma notificação informando que deve lembrar de fazer o reenvio para o portal do eSocial.
Exemplo de notificação SOC:
Em caso de dúvida, nossa equipe está à disposição.